Companhia aérea angolana TAAG cancela voos Luanda-Lisboa-Luanda

Luanda, (Lusa) – A companhia aérea angolana TAAG cancelou os voos programados para hoje no itinerário Luanda-Lisboa-Luanda, devido ao corte de energia elétrica que condicionou o funcionamento do aeroporto na capital portuguesa, informou hoje a companhia aérea.

Os voos da companhia aérea angolana afetados são o DT653, na ligação Lisboa – Luanda e DT650, no sentido inverso, adiantou a TAAG, acrescentando que está a monitorar a situação em concertação com as autoridades angolanas e entidades do ecossistema da aviação civil, e irá atualizar os passageiros sobre a interrupção do serviço através dos canais habituais.

“Esta falha elétrica nos aeroportos europeus, enquadra-se num risco para a segurança operacional, levando a TAAG e as autoridades competentes, a adotar o cancelamento dos serviços como a medida preventiva mais apropriada”, refere a TAAG no comunicado, lamentando os constrangimentos causados “por esta situação de força maior”.

Centenas de voos foram hoje cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e vários desviados para outros aeroportos, devido à falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica, segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos.

A PSP reforçou o policiamento no aeroporto de Lisboa com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na “manutenção da ordem pública”.

Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública avançou que o aeroporto de Lisboa está “fortemente condicionado” devido à falta de eletricidade, precisando que o terminal 2, onde operam as companhias aéreas de baixo custo, está encerrado.

A ANA acionou os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa está com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou um corte generalizado, desde as 11:30 de Lisboa, no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia, a qual foi reposta em alguns pontos do país ao princípio da noite.

RCR // MLL

Lusa/fim

Compartilhe:

Direitos humanos em países africanos retrocederam em 2024
Banco Sol vai ser recapitalizado com capitais privados e reduzir até 30% de trabalhadores

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed