CIDADE DO VATICANO (Reuters) – Após a morte do papa Francisco, os cardeais da Igreja Católica Romana se reunirão no próximo mês para Conclave Papal para eleger um novo papa em um dos edifícios mais famosos do mundo, a Capela Sistina. Abaixo, alguns fatos sobre a capela:
- A Capela Sustina, onde será o Conclave Papal, foi nomeada em homenagem ao papa Sisto 4º e construída entre 1473 e 1481, ela tem 40 metros de comprimento, 13 metros de largura e 21 metros de altura, iluminada em ambos os lados por janelas altas.
- Michelangelo foi contratado por Júlio 2º para pintar os afrescos do teto, concluídos entre 1508 e 1512. Os afrescos retratam cenas do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia, sendo a mais famosa “A Criação de Adão”, na qual Deus estende o dedo para tocar a mão estendida do primeiro homem.
- Mais de 20 anos depois, Michelangelo foi contratado para pintar o imponente “Juízo Final” na parede atrás do altar, inaugurado em 1541.
- Michelangelo foi imediatamente acusado de imoralidade e obscenidade por representar figuras nuas em uma igreja. Após sua morte, foi aprovada uma lei para cobrir os órgãos genitais com “calças de pudor”, acrescentadas por um aprendiz.
- As paredes laterais são decoradas por outros artistas, incluindo Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio.
- De 1980 a 1994, especialistas conduziram um dos projetos de restauração de arte mais ambiciosos do mundo, removendo séculos de sujeira e fuligem acumuladas que haviam escurecido os afrescos. Os resultados dividiram especialistas e amadores, com alguns criticando as cores deslumbrantes como muito brilhantes.
- A Capela Sistina foi usada pela primeira vez para um conclave após a morte de Sisto 4º em 1484. Vários conclaves foram realizados em outros lugares, incluindo vários no Século 19 no Palácio do Quirinal, antigo palácio de verão dos papas e agora residência oficial do presidente italiano.
- Cerca de 6,8 milhões de pessoas visitaram o Museu do Vaticano, que inclui a Capela Sistina, em 2023 — o segundo museu mais visitado do mundo depois do Louvre, de acordo com o site de dados Statista.com.
- O escritor alemão Goethe certa vez comentou: “Sem ter visto a Capela Sistina, não se pode formar uma ideia apreciável do que um homem é capaz de realizar”.
(Reportagem de Crispian Balmer)