ATENAS (Reuters) – Confrontos entre a polícia e manifestantes ocorreram em Atenas nesta sexta-feira, após milhares de pessoas marcharem para marcar o 16º aniversário do assassinato de um adolescente pela polícia, cuja morte provocou os piores distúrbios na Grécia em décadas.
Cerca de 5.000 pessoas participaram da marcha anual para marcar o tiro fatal contra Alexandros Grigoropoulos, que tinha 15 anos na época.
Quando a marcha terminou, manifestantes encapuzados incendiaram contêineres de lixo no distrito de Exarchia, onde o garoto desarmado foi morto a tiros por um policial. Os manifestantes atiraram coquetéis molotov e pedras na tropa de choque, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo.
Milhares de policiais foram mobilizados no centro de Atenas como parte das medidas de segurança para a marcha desta sexta-feira. Mais de 60 pessoas foram detidas temporariamente e oito foram presas, segundo uma autoridade da polícia.
Na noite de 6 de dezembro de 2008, horas depois que Grigoropoulos foi baleado, milhares de pessoas saíram às ruas de Atenas, incendiando carros, quebrando vitrines e fazendo saques. Os tumultos se estenderam por semanas.
(Reportagem de Stamos Prousalis)