Lobito – O governador de Benguela, Manuel Nunes Júnior, anunciou, nesta segunda-feira, que a construção da estrada circular de Benguela terá início no próximo ano (2025), soube a ANGOP.
Manuel Nunes Júnior, que falava durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, afirmou que a mesma ligará as quatro cidades do litoral da província, nomeadamente Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta, através da estrada nacional EN100.
“Uma atenção particular será dada aos programas de melhoria das vias de acesso às zonas periurbanas, às estradas secundárias e terciárias de ligação às sedes municipais e comunais, de modo a facilitar a livre circulação de pessoas e bens e fomentar a produção nacional”, informou.
De acordo com o governante, estão em fase de reabilitação cerca de 200 quilómetros da estrada nacional EN100.
“Serão ainda objecto de intervenção os troços da zona do Eval Guerra, Culango, Balombo, Catengue e Ganda”, assegurou.
Ainda em relação às infra-estruturas, falou sobre o projecto de abastecimento de água, sobretudo nas cidades do litoral da província, no próximo ano.
“Este projecto consistirá no aumento da capacidade de produção de água, tratamento, armazenamento e distribuição, através de novas ligações domiciliares, em particular nas zonas altas das cidades”, disse.
Manuel Nunes Júnior reconheceu existirem problemas difíceis de resolver, dsstacando o sector de Educação com um dos prioritários.
Aqui, referiu-se sobre as crianças que estão fora do sistema de ensino, sobre um grande número a estudar em salas precárias, sem condições técnicas e pedagógicas adequadas e requeridas para um normal processo de ensino e aprendizagem.
Anunciou que estão em curso projectos de construção de novas salas de aula que irão beneficiar mais de 116 mil alunos.
“Estas salas vão contribuir para a redução de crianças fora do sistema de ensino e daquelas que estudam em salas de aulas precárias”, considerou.
O governador não esqueceu o actual sistema de ensino, afirmando que ainda não tem a qualidade desejada.
Quanto à Saúde, afirmou que o Governo tem estado a dar uma atenção especial aos cuidados primários, com a construção de postos e centros, que tornarão o sector melhor preoarado para atender as comunidades.
Na sua opinião, contribuirá para diminuir a grande pressão que hoje existe sobre os hospitais de referência na província.
Corredor do Lobito
O governador Manuel Nunes Júnior pediu maior atenção ao Corredor do Lobito, tendo em conta a sua repercussão na vida da população e em toda a economia do país.
“A importância estratégica deste projecto é tão grande que o mesmo constituiu o foco da recente visita do Presidente Joe Biden, que foi a primeira de um Chefe de Estado norte-americano a Angola”, afirmou.
O governador defende que o Corredor do Lobito deve ser visto como um polo de desenvolvimento do país.
“A modernização da linha ferroviária e das infra-estruturas portuárias para transportar o minério da RDC e da Zâmbia, não deve ser vista com um fim em si”, considerou.
Para ele, essas infra-estruturas devem ser vistas como um factor impulsionador para o desenvolvimento da província e de toda a região que vai de Benguela ao Moxico, e também de todo o país.
“Este Corredor deve ser o factor de atracção de mais investimentos para a agricultura, para as pescas, indústria transformadora, turismo e para outros sectores da província e da região em que estamos inseridos”, afirmou.
“Precisamos de mais empregos, melhores salários, rendimentos, para termos melhores condições de vida”, afirmou o governador.
O governante aconselhou, principalmente aos empresários, a “arregaçar as mangas”, utilizar as oportunidades e trabalhar para que todos beneficiem deste importante projecto.
Manuel Nunes Júnior foi nomeado como governador da província de Benguela no dia 31 de Outubro deste ano e entrou em funções no dia seis (6) de Novembro.
ANGOP