Huambo – A cooperativa agro-pecuária Passuca, no município da Chilata, província do Huambo, prevê colher, entre Junho e Agosto próximo, mais de 100 toneladas de milho, cultivados em 18 hectares na presente campanha agrícola (2024/2025).
A informação foi prestada sobre a cooperativa Passuca, esta sexta-feira, à ANGOP, pelo responsável da cooperativa, Augusto Samotonga, salientando tratar-se da segunda fase da colheita, depois de na primeira, entre Janeiro e Fevereiro, ter colhido apenas 60 toneladas.
Adiantou que a produção tem como mercados as províncias de Benguela, Huambo e Huíla, para além de outras zonas de comercialização a serem pesquisadas.
Disse que a organização, com 25 membros, cultivou, para além do milho, o feijão, repolho, jinguba, alho, trigo, soja, batata-doce e rena, assim como citrinos e hortícolas diversas.
Referiu que possuem um terreno com uma vala de regadio, daí que estão a ser criadas condições para aumentar, no próximo ano, mais 10 hectares das diversas culturas agrícolas.
Augusto Samotonga informou que beneficiaram de um crédito do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) que se baseou na aquisição de uma carinha, que tem permitido a facilitação na transportação dos produtos para os diversos mercados do país.
Entre as dificuldades, destacou a degradação do troço de 62 quilómetros que liga à sede municipal da Chilata, facto que tem dificultado o escoamento dos produtos do campo à cidade.
O município da Chilata possui 15 cooperativas e 14 associações agro-pecuárias, que receberam, este ano, 40 sacos de adubo NPK, fornecidos pelo Governo da província do Huambo.
O município da Chilata, localizado a 126 quilómetros a Oeste da cidade do Huambo, possui uma população estimada em 58 mil 794 habitantes, residentes nas comunas da Catabola e a Sede.
Na província do Huambo, para a campanha agrícola 2024/2025, foram preparados 872 mil 156,46 hectares de terra, para o sector familiar e empresarial, com uma previsão de colheita de um milhão e 800 mil toneladas de produtos diversos.
ANGOP