SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte realizou nesta semana o primeiro teste de disparos do sistema de armas do novo navio de guerra “classe Choe Hyon” que revelou recentemente, informou a mídia estatal KCNA na quarta-feira.
Mísseis de cruzeiro e antiaéreos foram lançados e a artilharia foi disparada como parte do teste do novo navio de guerra do país, que contou com a presença do líder Kim Jong Un e de altos funcionários, segundo a notícia.
Segundo a KCNA, Kim disse que chegou a hora de a marinha da Coreia do Norte optar por acelerar o armamento nuclear em prol da soberania marítima e da defesa nacional.
A mídia estatal norte-coreana revelou no sábado o navio de guerra de 5.000 toneladas equipado com as “armas mais poderosas”.
Kim, em um discurso do lançamento relatado pela KCNA, disse que o navio seria entregue à marinha e entraria em serviço no início do próximo ano.
O navio da “classe Choe Hyon” foi batizado em homenagem ao combatente revolucionário antijaponês Choe Hyon, de acordo com a KCNA.
(Reportagem de Hyunsu Yim)