Ondjiva – A importância do cinema no resgate dos valores culturais e sociais foi destacada, na segunda-feira, em Ondjiva (Cunene), pela chefe do departamento provincial da Cultura, Património Histórico e Comunidades Tradicionais, Ana Maria.
Em declarações à ANGOP, a propósito do 27 de Outubro, Dia Mundial do Património Audiovisual, Ana Maria referiu que o cinema tem um papel fundamental na mudança de atitudes dos cidadãos.
Explicou que é através dos valores sociais que a pessoa cria um sentido de coesão social e um sentimento de pertença desde o respeito, liberdade, solidariedade, responsabilidade, empatia e justiça social.
Referiu ainda que através deste meio, é possível despertar a atenção sobre diversas questões e realidades, além de possibilitar a transmissão de valores essenciais para a garantia e promoção dos direitos humanos.
Particularmente no Cunene, disse que torna-se necessário um espaço de cinema ou sala de vídeos, para congregar os jovens aos finais de semana, de modos a tirá-los de práticas negativas na comunidade.
Informou que o Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Cunene conta com vários documentários em formatos de discos, de Agostinho Neto e outros heróis, que podem ser exibidos para expirar o espírito patriótico às novas gerações.
Ana Maria sublinhou que o gabinete tem estado a incentivar o empresariado local no sentido de investir nestes espaços, como forma de elevarem o desenvolvimento cultural da província.
O Dia Mundial do Património Audiovisual foi escolhido pela UNESCO em 2005, para consciencializar os cidadãos sobre a importância da preservação de documentos sonoros e audiovisuais.
ANGOP