Ondjiva – O chefe de departamento de Saúde Pública na província do Cunene, Félix Satyhamba, assegurou, sábado, em Ondjiva, a criação de pontos de isolamento nas unidades sanitárias para prevenir eventuais casos de MPOX.
Em declaração à ANGOP, disse que com os dois primeiros casos da doença no país, houve a necessidade de activar o plano de resposta, onde todas as unidades receberam orientações para terem um ponto de isolamento.
Félix Satyhamba disse que para além das unidades sanitárias a província dispõe do Hospital de Campanha, onde foram tratados casos da Covid19 que poderá ser reativado em caso de necessidade.
O responsável apontou ainda a formação dos técnicos sobre a colheita de amostras da doença.
Relativamente às medidas de segurança, disse que o sistema de vigilância está reforçado a nível municipal e provincial, onde o Cunene por ser uma região fronteiriça, que regista muita movimentação de pessoas o risco é elevado.
Nesta senda, explicou que foram instalados pontos de controlo e a intensificação da comunicação nos marcos fronteiriços e aeroportos, para identificação de caso suspeitas e imediatamente alertar as autoridades de saúde.
“Na fronteira é mesmo para a identificação dos casos, antes da entrada e emitir o alerta rápido,” sustentou.
Esclareceu que a detecção precoce da doença numa determinada área, evita o contacto de pessoas infectadas e aumenta a consciencialização da população sobre os riscos da doença.
Apontou ainda a distribuição de panfletos com informação sobre os sinais do MPOX nas comunidades, uma vez que os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, a exemplo da sarna.
Entretanto, sublinhou que as medidas básicas de contenção e de segurança individual, como as implementadas durante a Covid-19, constam entre as acções desenvolvidas para travar o eventual contágio.
A MPOX é uma doença infecciosa causada por vírus Mpox que afecta os seres humanos e outros animais, tem como sintomas iniciais febre, dores de cabeça, dores musculares, aumento do volume dos gânglios linfáticos e fatiga.
A Mpox é clinicamente semelhante à varíola, caracterizada por lesões cutâneas em qualquer parte do corpo, em estágio de desenvolvimento.
ANGOP