Ondjiva – O director do gabinete para o desenvolvimento económico e integrado do Cunene, Felisberto Hisimungula, apelou esta quinta-feira, em Ondjiva, para uma maior adesão dos produtores agrícolas aos programas de investimento ligados ao comércio rural na província.
Segundo o responsável, que falava à ANGOP, o comércio rural constitui “pilar para o desenvolvimento sustentável”, pelo que, é fundamental que os agentes económicos estejam comprometidos com o seu desenvolvimento.
Sublinhou a existência de linhas de crédito para o apoio ao escoamento da produção nacional, logística e industrialização de produtos do campo e manifestou o desejo de ver os agentes mais envolvidos neste e em outros programas voltados ao fomento deste tipo de comércio na região.
De referir que o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) conta com uma carteira de crédito de 85 mil milhões de kwanzas, para financiar o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar.
Felisberto Hisimungula realçou ainda um outro crédito de 50 milhões de kwanzas, no quadro do estímulo para financiamento das cooperativas agrícolas, micro, pequenas e médias empresas, a ser aliado, a nível das zonas rurais, pelo ministério da Indústria e Comércio, para melhoria da cadeia de valor da agricultura.
Fez saber que está em estudo um projecto de criação de armazéns, a nível dos municípios, com componentes de transformação e conservação de produtos, bem como a construção de silos e implementação de câmaras frigoríficas e loja integrada.
O objectivo é estar integrado, o máximo possível, ao programa de desenvolvimento do comércio rural, um projecto que tem como propósito criar condições necessárias para que haja visibilidade entre procura e oferta, aproximando produtores e comerciantes.
ANGOP