Talatona – O bispo da Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “Os Tocoístas”, Dom Afonso Nunes, apelou, este domingo, a continuidade do importante papel desempenhado pela mulher na família, por ser o “centro do amor”, responsável por dar à luz, cuidar da família e contribuir para o resgate de valores morais.
O líder religioso fez este apelo à imprensa no final do um culto em homenagem a Dona Maria Rosa Toco, esposa do profeta Simão Gonçalves Toco, nascida aos 27 de Dezembro de 1932, celebração que coincidiu com as festividades alusivas ao 69º aniversário da institucionalização do Conselho das Mulheres, ocorrido em 1955.
Segundo o bispo, as mulheres tocoístas têm contribuído significativamente para a sociedade, mantendo bons padrões de comportamento e valores morais e éticos.
Destacou que Rosa Toco deixou um legado exemplar como esposa e mãe, mantendo a sua integridade mesmo diante das dificuldades.
“Apesar de enfrentar momentos difíceis do marido, como a prisão e os maus-tratos, e de ser forçado ao exílio nos Açores, ela nunca traiu o seu marido e permaneceu firme, disse.
Por sua vez, a representante do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), Diavava de Deus, reconheceu os desafios enfrentados pelas mulheres, principalmente no âmbito familiar e realçou a importância de prepará-las para transmitir um legado de valores genuínos às novas gerações.
Afirmou ainda que o resgate dos valores morais e espirituais continua a ser um dos maiores desafios para a sociedade.
“A solução está no diálogo para a passagem desses valores visando promover a reconciliação das famílias com princípios fundamentais de amor e respeito”, concluiu.
A celebração contou com a participação de líderes religiosos de outras igrejas.
ANGOP