Educação promove riqueza social e económica para Angola

Luanda – A ministra da Educação, Luísa Grilo, disse nesta quinta-feira, em Luanda, que uma formação de qualidade e rigor científico facilmente produz riqueza cultural, social e económica e garante maior dignidade de vida para os cidadãos.

Segundo a governante, o progresso de Angola passa necessariamente por uma atenção cuidada à educação e ao ensino, dando enfoque ao proporcionado às crianças e jovens.

Luísa Grilo falava no Fórum Nacional de Educação e Ensino em Angola, promovido pelos ministérios da Educação e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, no quadro dos 50 anos da independência de Angola, a serem assinalados no dia 11 de Novembro do corrente ano.

Por isso, a ministra considerou fundamental a definição de políticas, programas e acções estratégicas que sirvam de caminho da nobre e incontornável missão de facilitar o exercício da cidadania activa, através da educação e do ensino.

Neste quadro, sublinhou que a acção de educar e ensinar tem como sujeitos, sobretudo, as crianças e os jovens.

Assim, a governante pediu uma reflexão, avaliação e crítica introspectiva, por formas a corrigir desajustes que se manifestam como empecilhos a um harmónico processo formativo que se quer de qualidade referencial e capacite, com habilidades e aptidões necessárias, para actuar positivamente no desenvolvimento do seu meio social.

Luísa Grilo referiu que são ainda inúmeros os desafios a vencer no domínio da educação e do ensino, como o rácio aluno/professor, adequação do currículo e dos recursos educativos, a rede escolar, a melhoria das taxas de escolarização, bem como a problemática da qualificação de professores.

“Estes e outros problemas do Sector preocupam não só os seus agentes, como também todos os actores sociais que assumem a educação para o desenvolvimento do País”, frisou.

Sobre o primeiro Fórum Nacional de Educação e Ensino em Angola, disse que vai permitir recolher experiências e propostas que seguramente conformarão um quadro de acções conducentes à melhoria de todo o sistema educativo e formativo do país.
O evento decorre de 20 a 21 do corrente mês, em Luanda, sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade”.
ANGOP

Compartilhe:

Japão doa USD 300 mil para acesso à água na Huíla
PR do Parlamento cabo-verdiano diz que Angola contagia positivamente a África

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed