Cuito – O director provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, pediu, esta segunda-feira, uma maior actuação dos inspectores escolares, visando o asseguramento do funcionamento das escolas, para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem.
O responsável falava na abertura do IV encontro técnico de práticas inspectivas, dirigido a mais de cem inspectores escolares dos nove municípios da província.
Disse que a acção formativa vai permitir a partilhar de conhecimentos e estratégias inspectivas, para superar as dificuldades existentes nas instituições escolares.
Sem avançar os problemas que as escolas enfrentam, referiu que se prevê ainda melhorar os mecanismos de colecta de dados estatísticos, de modos que o Governo, administrações municipais, através do sector de tutela, possam responder as reais necessidades das instituições de ensino.
Já a vice-governadora para sector político, económico e social, Alcida de Jesus Camatele Sandumbo, exortou os formandos no sentido de aprenderem correctamente os conteúdos, visando elevar o desempenho dos professores e alunos nas escolas.
O IV encontro técnico de práticas inspectivas decorre sob lema: “Inspecção da Educação, Fortalecer as Escolas para a Qualidade de Ensino e Aprendizagem”.
Durante um dia, o certame vai abordar temas como os fenómenos de absentismo laboral dos alunos, causas e propostas para a sua mitigação, o inspector e os desafios da inspecção no exercício da sua função, estratégias de inspecção e supervisão pedagógica na província entre outros.
O Gabinete da Educação no Bié matriculou no presente ano lectivo em toda província mais de 550 mil alunos da iniciação ao segundo ciclo do ensino secundário. Controla 827 escolas e 13 mil 800 professores.
ANGOP