Emprego em ritmo de tartaruga

É facto que o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023/2027 do governo de Angola não conseguiu reduzir o desemprego entre os jovens. A taxa aumentou para 32,4% no primeiro trimestre de 2024, sendo os mais novos os mais atingidos pelo desemprego, que afeta 63,5% dos jovens entre 15 e 24 anos.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano, a taxa de desemprego na população com 15 a 24 anos subiu 9,1% nos primeiros três meses de 2024 face ao trimestre anterior (58,3%). No primeiro trimestre deste ano, mais 181.368 angolanos com 15 ou mais anos (população em idade activa) ficaram desempregados num total 3.737.150 pessoas.

Os factores econômicos têm pesado muito sobre os problemas sociais e no caso da segurança pública não é uma excepção, afirma o sociólogo Garcia Quitari.

“A criminalidade é um estágio que é normalmente precedida de outras formas de violências anterior, como, por exemplo, a violência discursiva, a violência simbólica e neste sentido podemos pensar que o agravamento da pobreza também é uma forma de violência”, afirmou.

Uma realidade a não comemorar

Apesar de o governo de Angola afirmar que a informalidade laboral está diminuindo no país através do Programa de Reconversão da Economia Informal, a geração de empregos formais caminha a passos lentos, em velocidade de tartaruga.

Mais de meio milhão de pessoas ficou desempregado em Angola em 2023 em relação a 2022. Hoje, são em torno de 5,6 milhões de pessoas na estatística de desemprego, o equivalente a 32,4% no primeiro trimestre de 2024. Em contrapartida, a economia angolana gerou apenas 1.454 empregos formais, de acordo com dados oficiais do mais recente Inquérito do Emprego em Angola (IEA) do Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), Angola tem hoje a terceira maior taxa de desemprego do mundo entre um total de 115 países cadastrados, perdendo somente para o Sudão e África do Sul. Uma vergonha!

Compartilhe:

Falta de casa de banho expõe 1 a cada 3 angolanos a doenças hídricas
Alta taxa de desemprego dos jovens aumenta criminalidade no país

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed