Cacuaco – As enchentes nas zonas agrícolas da Funda, em consequência das chuvas dos últimos dias, em Luanda, têm estado a afectar a fase de sementeira, o que faz antever uma baixa na produção dos dois mil e 500 hectares previsto para o cultivo nesta localidade.
A produção na presente época agrícola (2024/2025) nesta região está em torno de 160 hectares de terra, volvidos mais de três meses.
Em declarações à ANGOP, esta quinta-feira, o director municipal de Cacuaco da Agricultura, Bruno de Castro, disse que a situação atrapalha o normal funcionamento dos trabalhos e os resultados não são os esperados, o que prejudica significativamente a campanha.
Explicou que as autoridades locais ainda não têm dados gerais sobre o impacto das enchentes, mas estima-se a perda de mais de mil toneladas de produtos, segundo informações avançadas por algumas cooperativas agrícolas.
Os níveis anuais de produção agrária no município rondam entre seis a 12 mil toneladas ao ano, cifra produzida por 25 cooperativas numa extensão de mil e 300 hectares, de acordo com a direcção local da agricultura.
ANGOP