Especialista angolano integra lista de candidatos da OMC

Luanda – O especialista angolano em Direito do Comércio e Investimento Internacional, Lucas Ricardo, integra a lista restrita de 19 candidatos aprovados, num universo de mais de cinco mil requerentes, que disputaram o Programa Jovens Profissionais edição 2025, que iniciou esta sexta-feira, em Genebra, Suíça.

Lançado em 2016, esse programa, que tem duração de um ano e organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), oferece aos jovens profissionais qualificados dos países membros a oportunidade de melhorar a compreensão sobre as questões desta organização e do comércio internacional.

A propósito, a embaixadora de Angola, Margarida Izata, enalteceu a iniciativa da OMC, considerando ser uma forma singular de atrair profissionais de países membros sub-representados no sistema da função pública internacional.

Citada em nota, a diplomata angolana sugeriu a replicação desse programa em todas as organizações regionais e internacionais, com o objectivo de melhorar as chances de recrutamento de jovens talentosos originários dos países em vias de desenvolvimento.

De acordo com a embaixadora, o sucesso do programa é possível através do generoso e contínuo apoio de muitos doadores e contribuintes para o Fundo Fiduciário Global, tendo enfatizado a eficácia na formação e especialização de jovens funcionários dos Países Menos Avançados (PMA) e dos países em desenvolvimento.

Margarida Izata augurou que, futuramente, surjam novos projectos, como sessões de treinamento e estágios mais curtos, para facilitar um sistema de comércio internacional mais justo e equilibrado, firmemente comprometido com o desenvolvimento sustentável.

Perfil de Lucas Ricardo

Mestre em Direito do Comércio e Investimento Internacional pela World Trade Institute, University of Bern (Suíça), Lucas Narciso Pimenta Ricardo é autor do livro “Câmbio, comércio e regulação: do Multilateralismo Económico à Manipulação Cambial” e de artigos académicos sobre temáticas de desenvolvimento económico, comércio exterior e investimento internacional.

Foi representante regional da África Austral no Fórum Académico Afronomicslaw (2020-2021), pesquisador do portal Direito Internacional sem Fronteiras (DIsF) (2020-2021), membro do grupo Finanças Públicas, Equidade e Democracia (PUC Minas) (2019-2021) e director de Pesquisa do Núcleo Académico de Pesquisa (NAP) da Faculdade Mineira de Direito (2019-2021).

ANGOP

Compartilhe:

Exposição de livros nas escolas de Moxico
Meeting Internacional: Mais de 200 nadadores iniciam disputa em Luanda

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed