PARIS (Reuters) – O etíope Tamirat Tola conquistou a medalha de ouro na maratona masculina dos Jogos de Paris neste sábado, enquanto o queniano Eliud Kipchoge, que tentava vencer pela terceira vez consecutiva, não conseguiu completar a prova.
O belga Bashir Abdi ganhou a prata, melhorando sua medalha de bronze de Tóquio, e o queniano Benson Kipruto levou o bronze.
Tola construiu uma vantagem sólida logo no início e cruzou a linha de chegada em duas horas, seis minutos e 26 segundos, um tempo recorde olímpico, especialmente impressionante dado que o percurso foi o mais difícil de qualquer Olimpíada ou campeonato, de acordo com a World Athletics.
“Minha intenção era apenas acompanhar as pessoas que estavam saindo e então, após um tempo, decidi tentar avançar por conta própria”, disse Tola.
“Mas eu estava com medo e enfrentando dificuldades ao subir a ladeira. Eu me senti confiante após o 41º quilômetro, faltando apenas um para terminar. Até então, eu estava olhando para trás e não tinha certeza.”
Kipchoge, amplamente considerado o maior maratonista de todos os tempos, não conseguiu conquistar sua terceira medalha de ouro consecutiva, sendo derrotado pela primeira subida do percurso que levou os atletas até Versalhes.
Por: Reuters