Luanda – A participação de Angola na “Expo 2025 Osaka-Kansai”, que decorre desde o dia 12 deste mês, no Japão, simboliza o empenho do Executivo angolano em contribuir para uma sociedade global mais equilibrada e saudável, colocando a educação para a saúde no centro da acção colectiva.
A afirmação vem expressa numa mensagem do Presidente da República, João Lourenço, apresentada, este domingo (13), pela delegação angolana que participa na Expo Kansai 2025, cujo acto de abertura deste evento contou com 98 mil visitantes, segundo uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta segunda-feira.
Nesse certame, Angola coloca a educação para a saúde no centro da acção colectiva, promovendo uma cidadania consciente e resiliente, além do país se afirmar como um agente de mudança, olhando para o futuro com responsabilidade e ambição, reforça o documento.
A participação do país constitui também uma oportunidade ímpar para Angola demonstrar ao mundo as suas potencialidades económicas e culturais, num contexto de atracção de investimentos, fortalecimento de parcerias multilaterais e valorização do seu vasto património humano.
Angola, reafirmando o seu lugar no palco das Nações comprometidas com o progresso, participa no evento com uma identidade forte e vocação humanista, orientada pelo subtema “Salvar Vidas” e o Slogan “Educar para a Saúde”.
“O Pavilhão de Angola, ainda parcialmente aberto e com a sua arquitectura simbólica e os seus conteúdos imersivos, brindou os visitantes da Expo com performances tradicionais ao som vibrante do batuque angolano e cantos tradicionais exibidos por um único percussionista, atraindo inúmeros visitantes”, segundo o documento.
A participação de Angola promete ser um ponto de destaque no recinto da Expo 2025 Osaka-Kansai, convidando os visitantes a descobrir um país de contrastes e riquezas, onde o passado e o futuro dialogam em harmonia. O Pavilhão oferece também exibições culturais, experiências interactivas, fóruns temáticos, espectáculos e momentos de partilha que espelham a diversidades e vitalidade da sociedade angolana.
Com o subtema “Salvar Vidas”, a comitiva angolana no certame está a ser coordenada pela comissária-geral do Pavilhão de Angola na Expo, Albina Assis, cuja longa experiência e visão proporcionou ao país uma posição de relevo junto do BIE (Bureau Internacional das Exposições).
Integram, igualmente, a delegação a embaixadora de Angola no Japão, Teodolinda Coelho, e a comissária-geral para a Expo 2025, Neuza Dias dos Santos.
A cerimónia de abertura teve lugar este domingo (dia 13), após o acto oficial de inauguração desta exposição, sábado (12 de Abril de 2025), que contou com a presença do Primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, do Imperador Naruhito, da Imperatriz Masako, de Fumihito e de 1 300 representantes das Nações participantes.
A Expo 2025 Osaka-Kansai constitui-se numa das plataformas dos mais relevantes certames internacionais dedicados ao debate sobre o futuro da Humanidade.
Sob o lema global “Projectar a sociedade do futuro para as nossas vidas”, a Exposição reúne centenas de países e Organizações Internacionais que, ao longo de seis meses, irão apresentar propostas inovadoras em torno da vida saudável, da coesão social, da sustentabilidade e da tecnologia humanizada.
ANGOP