MOSCOU (Reuters) – A Rússia exportará um recorde de 29,4 milhões de toneladas métricas de trigo na primeira metade da temporada de exportação de 2024/25, disseram analistas da transportadora ferroviária Rusagrotrans nesta segunda-feira, depois de um ajuste para cima na estimativa de exportação de dezembro.
O país exportou trigo em um ritmo recorde, apesar dos baixos preços globais na atual temporada de exportação, antes da introdução de uma cota em 15 de fevereiro, que faz parte das medidas para melhorar a oferta interna e combater a inflação, atualmente em 9,5%.
Para a segunda metade da temporada, de 15 de fevereiro a 30 de junho, o governo estabeleceu a cota de exportação em 10,6 milhões de toneladas.
A Rusagrotrans elevou sua estimativa de exportação de dezembro de 3,4 milhões a 3,5 milhões de toneladas para 3,7 a 3,8 milhões de toneladas, abaixo do volume de 4,06 milhões de toneladas do ano passado. A estimativa inclui exportações para países ex-soviéticos que formam a União Econômica Eurasiática (EEU).
Na primeira metade da temporada de exportação de 2023/24, a Rússia exportou 27,7 milhões de toneladas.
A Rússia estima a safra de trigo deste ano em 83 milhões de toneladas, abaixo dos 92,8 milhões em 2023.
(Reportagem de Olga Popova e Gleb Bryanski)