Lubango – O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) financiou, nos últimos quatro anos, no país, mil e 800 projectos agrícolas, num montante global de 17 mil milhões de kwanzas, destinados ao programa de aceleração do fomento da agricultura familiar.
O financiamento serviu, igualmente, para potenciar o programa de reforço da segurança alimentar denominado “Oci Yetu” segundo deu a conhecer à ANGOP, no Lubango, o administrador executivo do FADA, Renato Baptista.
O também responsável de negócios e apoio agrícola do FADA, afirmou que os valores serviram para compra de tractores, moto-cultivadores, sementes, fertilizantes e diversos equipamentos que ajudaram a alargar as áreas de produção e adopção de melhores práticas que contribuíram para os níveis de produção.
Com base na acção do FADA, Renato Baptista admitiu que resultados dos índices de rentabilidade “são animadores” e nota-se no aumento da renda das famílias.
“A nível do reembolso, os agricultores continuam a honrar positivamente os seus compromissos pelo não está a criar constrangimentos no seu normal funcionamento”, disse.
Reforçou que FADA é um fundo de especialidades onde os seus financiamentos são concedidos nas condições em que se adequam os projectos, ou seja, há projectos que no segmento da agricultura o índice da rentabilidade, previsto é a partir dos 18º mês e, a partir daí, aplica-se uma carência de até 18 meses.
Fez saber que as linhas de financiamentos do FADA são transversais e visam atender às diversas demandas e aproveitar as potencialidades que os proponentes apresentam, sendo uma instituição financeira e não bancária supervisionada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Conceder recursos financeiros as acções viradas para o desenvolvimento da agricultura familiar, no domínio da produção alimentar, agro-negócio, infra-estruturas, inovação técnica em todo território nacional com vista o aumento da produção e da produtividade, crescimento económico, protecção ambiental, contribuindo para melhoria crescente das condições de vida da sociedade são as atribuições do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário
Abreviadamente designado por FADA, é o órgão da administração indirecta, encarregue de conceder recursos financeiros às acções viradas para o desenvolvimento da produção alimentar camponesa e para o agro-negócio.
ANGOP