Cuito – O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) investiu, de 2024 até Abril do ano em curso, 38 mil milhões de kwanzas, em equipamentos de mecanização agrícola, para promover a agricultura familiar em todo o país.
A informação foi avançada, nesta segunda-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, pela presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, quando analisava as actividades desenvolvidas pela instituição.
De acordo com Felisbela Francisco, o valor serviu para a aquisição de tractores, microtractores e motocultivadoras, para beneficiar quatro mil e 178 projectos.
Avançou que o financiamento deste equipamento se enquadra no programa de aceleração da agricultura familiar e do reforço da segurança alimentar no país.
Explicou que o programa contempla várias iniciativas, tendo uma delas a ver com a mecanização ligeira da agricultura familiar, que consiste em facilitar aos agricultores e produtores a aquisição de equipamentos agrícolas.
Na ocasião, revelou que 631 jovens foram formados em operacionalização, manutenção e reparação de pequenos equipamentos agrícolas.
A PCA do FADA disse ainda que a sua instituição prevê assistir, até 2028, mais de três mil novos projectos agrícolas, com uma carteira de investimento avaliada em mais de 10 mil milhões de kwanzas.
Os agricultores têm cinco anos para efectuar o pagamento em dinheiro ou em produtos, afirmou a PCA.
O crédito financeiro para a aquisição dos equipamentos agrícolas varia, sendo para os tractores e microtractores o limite máximo é de 50 milhões de kwanzas, enquanto para as motocultivadoras é de 10 milhões de kwanzas, esclareceu.
ANGOP