Malanje- Uma feira grátis de saúde e cidadania, arrancou, domingo, no município de Calandula, numa promoção conjunta entre o Instituto de Desenvolvimento Local (FAS) e a Administração Municipal, visando atender sobretudo cidadãos de baixa renda.
Com duração de três dias, o evento enquadra-se na responsabilidade social do FAS, e prevê beneficiar três mil pessoas em consultas de oftalmologia, pediatria, estomatologia e de medicina geral.
Para a área de cidadania, a actividade cinge-se na realização de registo de nascimento e atribuição do Bilhete de Identidade pela primeira vez.
Na abertura, o vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, enalteceu a iniciativa, realçando haver necessidades de realização de mais feiras do género, com vista a expansão da assistência sanitária, uma vez que as unidades de saúde não dispõem de capacidade para atender todos os pacientes do município.
Apelou a população a aderir os serviços colocados a disposição na feira, porquanto para além das consultas, poderão receber medicamentos.
Por sua vez, o director do FAS em Malanje, Gomes Golambole, disse que a actividade visa a assistência social e solidarizar-se com as pessoas.
Enquanto isso, o administrador municipal adjunto de Calandula, Kitas Ferreira disse que o evento vai permitir muitos cidadãos fazer consultas de especialidades que não existem nos postos de saúde do município, daí a sua importância.
A feira enquadra-se ainda nas celebrações do 30º aniversário do FAS, assinalado a 29 de Outubro último e decorre sob o lema “30 anos do FAS, construindo caminhos para o desenvolvimento” e conta com o envolvimento de técnicos da direcção municipal de saúde.
ANGOP