Lubango – Catorze milhões 143 mil e 50 kwanzas é o valor arrecadado na 7ª edição da Feira da Batata e da 14ª edição da Feira do Natal, que decorreu no recinto da Expo- Huíla, na cidade do Lubango, de 17 a 21 do mês em curso.
Nos municípios que mais arredaram do valor global, o realce recai para a Matala, com quatro milhões 437 mil 250 kwanzas, a Humpata com dois milhões 053 mil e 500 kwanzas e o Chipindo com um milhão 980 mil kwanzas.
O evento é promovido pelo Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla e a Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL). Decorreu sob o lema “Do campo a nossa mesa”, e congregou até ao final da actividade 98 expositores da província.
Durante a feira foram transaccionados mais de 40 toneladas de produtos diversos, desde batata rena, cebola, hortícolas, feijão, ginguba, frutas, fruteiras, flores, cereais, animais, produtos transformados, outros, com o objectivo de fomentar e mostrar o potencial agro-pecuário e industrial da Huíla.
Em declarações à ANGOP hoje, segunda-feira, nesta cidade, o director provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado da Huíla, Domingos Kalumana, considerou positivo o resultado das edições da feira, tendo em conta o volume de negócios obtido, para a satisfação quer dos expositores quer das famílias que afluíram ao local para aquisição dos produtos.
Declarou que, das mais de 40 toneladas de produtos diversos no evento, o destaque recaiu para a batata rena, como produto mais procurado, em função da época de quadra festiva.
A actividade contou com o apoio do Porto do Namibe, no âmbito da sua estratégia de Fomento da Cabotagem Sul, que visa responder os desafios do escoamento da produção agro-pecuária da região para outros pontos do país e vice-versa, reduzindo os custos da logística, aumento do volume de escoamento, tempo e condições de transportação dos referidos produtos.
A actividade constitui uma oportunidade de geração de rendimentos para as famílias e empresas, criação de emprego e fortalecimento da cadeia logística da produção agro-pecuária e industrial da Huíla e da Região Sul.
Na edição anterior arrecadou-se 4.5 milhões de kwanzas e congregou 75 expositores.
ANGOP