Luanda – A Selecção Nacional masculina de futebol em Sub-17 está enquadrada no pote 1 do sorteio para a fase de grupos do Campeonato Africano (CAN´2025), a disputar-se de 30 de Março a 19 de Abril próximo, no Reino de Marrocos.
Além de Angola, o grupo é constituído pelo anfitrião, Côte d´Ivoire, Egipto, Gâmbia, Somália, África do Sul, Tanzânia, Tunísia, Uganda, Zâmbia e UNIFFAC (Associação Regional de Futebol da África Central).
O sorteio, a realizar-se na quinta-feira (13), na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo, Egipto, às 12h:45, será apresentado pelo ex-jogador maliano Adama Coulibaly e coadjuvado por Souleymane Camara, do Senegal.
A UNIFFAC, representada pelo Gabão, República Democrática do Congo, Camarões, Congo e República Centro-Africana disputam a última vaga da competição, numa prova a decorrer de 16 a 28 deste mês, em Douala (Camarões).
As demais selecções do campeonato continental estão enquadradas nas posições A2, B2, C2 e D2 (Pote 2), A3, B3, C3 e D3 (Pote 3) e A4, B4, C4 e D4 (Pote 4).
A prova contará, pela primeira vez, com a participação de 16 selecções, divididas em quatro grupos, onde as duas primeiras se qualificam para os quartos-de-final.
No historial, a melhor classificação dos angolanos na prova foi a conquista da medalha de bronze (3º lugar), no CAN de 2019, na Tanzânia, após derrotar a Nigéria, por 2-1, nas classificativas.
Na categoria, Angola esteve, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo, no Brasil, em 2019, após chegar às meias-finais do africano da Tanzânia, com triunfos frente ao Uganda, por 1-0, ante o país anfitrião, por 4-2, e derrota ante Nigéria, por 0-1.
Os angolanos também foram vice – campeões da Taça COSAFA, em 2024, em Moçambique. Foram derrotados pela Zâmbia, por 1-2.
ANGOP