Benguela – Com golo de Merdi, a formação do Wiliete de Benguela venceu no domingo, o 1° de Agosto, por 1 – 0, em jogo da 14ª jornada do campeonato nacional de futebol disputado no Estádio Nacional de Ombaka.
A partida de destaque da jornada opós o segundo e terceiro classificados do Girabola2024-2025, Wiliete (29′) e 1° de Agosto (28′), que entraram em campo dispostos a vencer para encurtarem a diferença pontual com o líder da prova, o Petro de Luanda.
Aos quatro (4) minutos, numa jogada rápida de contra-ataque, o Wiliete adiantou-se no marcador, por intermédio Merdi, que recebeu um passe de rotura e na cara do guarda-redes Neblu atirou a contar.
Os militares não baixaram os braços e, aos 18 minutos, numa jogada de triangulação, deram o primeiro sinal de perigo com Mabilson a rematar para o corpo de um contrário e, na recarga, Tombe atirou fraco para defesa de Agostinho.
Daí para frente as duas equipas viraram-se ao ataque, onde se destacavam pelo Wiliete Mule, Dos Santos e Karanga, e pelo 1° de Agosto, Bruno, Macaia e Bonifácio.
Nos últimos minutos da primeira parte, o militares voltaram a falhar uma clara oportunidade de golo, por intermédio de Macaia, que recebeu um passe de Bruno, mas não teve a calma para bater o guarda-redes do Wiliete. Sem mais delongas, o árbitro deu por terminado o primeiro tempo de jogo.
No reatamento, as duas equipas efectuaram mexidas, com Zeca Amaral a fazer entrar Michel para o lugar de Mule e Filipe Nzanza a colocar César Cangué e Aguinaldo para os lugares de Mabilson e Milton.
Aos 55 minutos, o Wiliete quase ampliava o resultado após a marcação de um canto do lado direito, que obrigou o guarda-redes Neblu a efectuar uma defesa apertada.
O 1° de Agosto, incoformado, tentava de tudo para, no mínimo, chegar ao empate, e fez entrar ainda Cliver ao lugar de Mabelé.
Nos minutos finais, o 1º de Agosto dominava o jogo, mas os seus atacantes não conseguiam chegar ao golo.
Perto do minuto 90′, os militares reclamaram uma grande penalidade por falta a Tombe, mas o árbitro Paulo Sérgio assinalou falta à entrada da grande área.
Nesta fase via-se um 1º de Agosto mais pressionante, mas os seus atacantes não conseguiam concretizar as inúmeras oportunidades criadas.
Após várias investidas, com muitas reclamações por parte dos militares, o árbitro do encontro deu por terminado o jogo, aos 90+5, com resultado favorável ao Wiliete, por 1 – 0.
Com este resultado, o Wiliete soma 32 pontos na segunda posição, enquanto que o 1° de Agosto mantém-se com 28 na terceira.
ANGOP