Governador augura envolvimento dos jovens na solução dos problemas sociais

Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, augurou, esta sexta-feira, o envolvimento dos jovens, de forma mais abrangente e activo, na solução dos problemas sociais, por via do diálogo aberto e urbano com as autoridades.

O governante falava após ouvir 268 preocupações da juventude desta região do Planalto Central, durante a primeira auscultação a esta franja da sociedade angolana, da qual fizeram parte jovens diversas associações sociais, profissionais, religiosas, literárias, desportivas, culturais, incluindo de partidos políticos com assento no Parlamento em representação dos 11 municípios.

No encontro, decorrido no pavilhão multiusos Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem, no interior da cidade do Huambo, Pereira Alfredo, disse ser importante que cada jovem, independentemente, da sua ideologia política ou da crença religiosa contribuam para o bem-estar das comunidades.

Considerou importante que a juventude, enquanto força motriz, esteja na dianteira das acções de combate à vandalização dos bens públicos e na identificação dos problemas sociais, com a partilha de boas ideias, para se acabar com “Síndrome do Pequeno Poder” na administração pública, que, muita das vezes, gera a burocracia na prestação do serviço público.

Governador apelou aos gestores públicos a se colocaram à disposição da população, numa altura em que o desafio deve ser a aproximação dos mecanismos de diálogo com todas as franjas, a fim de colocar a governação junto ao cidadão.

Instou o Conselho Providencial da Juventude a trabalhar no sentido da institucionalização do Prémio Jovem de Mérito da província do Huambo, para valorizar o desempenho de cada um em diferentes áreas de actuação.

Assinalou que o Huambo, considerado no passado como “Cidade Vida” só continua a ter essa designação se haver a participação de todos, no resgate desta condição, através da identificação e resolução conjunta das dificuldades vividas pelas comunidades.

“Os jovens têm que colocar a mão na massa (…). Espero que nunca desistam desta província, pois o objectivo passa em manter a chama de Huambo Cidade Vida”, concluiu o governador na primeira auscultação pública a esta franja da sociedade, 29 dias depois de ter sido empossado no cargo, pelo Presidente da República, João Lourenço.

No encontro, os jovens expuseram questões ligadas à infra-estruturação e requalificação das sedes municipais dos 11 municípios, a melhoria do saneamento básico, das vias de acesso às vilas comunais e aos locais de produção agrícola, a interligação de todas as vilas municipais à rede eléctrica nacional e o reforço dos sistemas de distribuição de água.

Das preocupações apresentadas ao governador, constam a necessidade da iluminação do troço rodoviário Huambo-Caála, a requalificação dos espaços verdes, a melhoria do sinal da operadora de telefonia móvel (UNITEL) nas sedes comunais, a concessão de créditos bancários aos jovens camponeses, a facilitação de títulos de concessão de terras e a distribuição, em cada município, de bolsas de estudos para o ensino técnico-profissional.

Vaticinaram a construção de mais escolas, hospitais, quadras desportivas, espaços de lazer e a melhoria das vias de acesso 158 locais de atracção turística, para além da criação de pólos universitários públicos em todos os corredores da província, a profissionalização da actividade de táxi e a valorização desportistas e agentes culturais.

Previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) para 2024, indicam que a província do Huambo tem uma população estimada em dois milhões, 830 mil 415 habitantes, na sua maioria jovens, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

 

Por: ANGOP

Compartilhe:

Papel da mídia no processo de autarcização domina último dia de formação de jornalistas
Hospital do Luau com défice de 658 profissionais de saúde

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed