Menongue – O governador da província do Cubango, José Martins, orientou os administradores municipais a trabalharem “para o povo e com o povo”, para o bem-estar social dos cidadãos e o desenvolvimento das suas circunscrições.
O governador falava, esta segunda-feira, na cerimónia de tomada de posse dos administradores reconduzidos e novos, assim como dos directores de gabinetes provinciais, no âmbito da institucionalização das províncias do Cuando e do Cubango, com base na Lei 14 de 05 de Setembro de 2024, da Divisão Político-Administrativa.
“Estamos a pedir aos senhores administradores que trabalhem permanentemente com as comunidades, independentemente das condições que irão encontrar, sobretudo nos novos municípios”, reiterou.
José Martins convidou os empossados a se juntarem aos esforços de transformar e desenvolver província, na base dos quatros pilares escolhidos, nomeadamente desenvolver o capital, construir e melhorar as infra-estruturas, melhorar a prestação de serviços sociais às populações e aumentar a produção agrícola para garantir a segurança alimentar e nutricional.
O governante conta com esta equipa na implementação destes pilares, tendo em conta a experiência académica, técnica e profissional que ostentam, para que se possa trabalhar com maior engajamento e comprometimento, visando o alcance dos objectivos esperados.
Neste particular, José Martins disse que estes valores devem ratificar o grande passo que o Executivo deu, de dividir a antiga segunda maior província do país (Cuando Cubango) em duas, com objectivo de aproximar os serviços públicos aos cidadãos.
Durante o acto, foram empossados o administrador de Menongue, Roberto de Jesus Kalie Biwango, do Cuchi, Severino Sawanda Tchimbolo, do Longa, José Ernesto da Silva, do Caiundo, Manuel Mora Jamba, do Cutato, Luís Paulo Vissunjo, e do Tchinguanja, Manuel Tuta Mateus Miguel.
Constam ainda os administradores municipais do Nancova, Augusto Domingos Manuel, do Calai, Adélia Muambeno Samuel, de Mavengue, Laura Caveto, do Savate, Ana Paula Baptista, e do Cuangar, Benjamim Dumba João.
Quanto aos directores provinciais, foram empossados os directores do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística, Elias Paganini Hossi da Silva, do Gabinete Jurídico e Intercâmbio, Andércia Policarpo Almeida de Sousa, e do Gabinete dos Recursos Humanos, Ana Fernanda dos Anjos Mucamba Tchiulo.
Consta os dos Gabinetes da Educação, Inácio José Samba, da Saúde, João Chihinga Solochi, dos Registos e Modernização Administrativa, Nelson Mabaia Edivaldo Armando, para o Desenvolvimento Económico Integrado, Aida Rosalina Pedro Manuel, e de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos, Edmundo Hilário Félix Sapalalo.
Igualmente da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Luís Jonatão Navalha, do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Afonso Dala, dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Cecília Bimba Incha, e da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Virgínia Ruth Ester Manjolo Romão.
Fazem ainda parte os da Cultura e Turismo, José Eduardo Ezequias, da Juventude e Desportos, Miguel Tchissingui Augusta Américo, bem como os assessores do governador para as áreas Política, João Yambo Miguel, Social, Daniel Cassela Nhama Tchikuve, e Económica e Produtiva, João Agostinho de Jesus Paquete.
ANGOP