Talatona – O secretário de Estado para a Agricultura, Castro Camarada, realçou, esta quinta-feira, em Luanda, a importância do asseguramento das condições que permitam os agricultores aumentarem a produtividade e melhorarem a qualidade dos produtos, para o êxito da agricultura familiar.
O responsável que falava no encontro para análise sobre a implementação do memorando de Entendimento entre o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) e seus parceiros, disse ser também imperioso aceder, de forma competitiva, os mercados locais e melhorar a rentabilidade das comunidades.
Segundo o governante, a actividade agrícola desempenha um papel crucial no contexto socio-económico de Angola, e a intenção é que as famílias saiam da produção de subsistência para produtores comerciais.
Por essa razão, disse que o programa de Aceleração da Agricultura familiar e o reforço da Segurança Alimentar, no qual se insere o encontro, traduzem uma visão clara e estruturada do governo que está a dinamizar o sector agro-pecuário.
Em relação as parcerias criadas pelo FADA, considerou um passo importante para o processo de aceleração e progresso da agricultura familiar, assim como uma base sólida para formar sinergias entre os diversos actores do sector e consolidar um ecossistema agro-pecuário eficiente.
Deste modo, considerou a colaboração entre os sectores público e privado o caminho visível para transformar realidades e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável.
Como desafios, apontou a melhoria das vias de acesso, logística e outras infra-estruturas rurais, visando melhorar a cadeia de valor deste segmento de produção.
O encontro teve como principal objectivo apresentar os resultados alcançados, até o momento com base nos memorandos firmados, analisando o impacto das acções implementadas e identificando os desafios enfrentados pelas partes envolvidas.
ANGOP