Luanda – A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, destacou, esta quinta-feira, em Luanda, alguns avanços na implementação de acções de Angola para contenção das alterações climáticas no país e no mundo.
Ao falar à imprensa após os cumprimentos de fim-de-ano, realçou a redução considerável dos gases com efeito de estufa, limpeza e controlo dos resíduos, implementação da Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022-2035), fornecimento de energias limpas, iniciativa de redução do metano e da erradicação da seca no sul do país, entre outros.
Salientou a continuidade do trabalho para a implementação de estratégia de monitoramento, em tempo real, das queimadas de florestas no país com realce à província de Cabinda.
No capítulo dos Parques Nacionais, avançou que vão continuar com o projecto de reposição da população animal nas áreas de conservação, dentro do Decreto conjunto criado com o Ministério do Turismo que deverá ser actualizado nos próximos dias.
Considerou haver muito trabalho na redução e valorização dos resíduos, massificação das acções de educação ambiental a nível das escolas, bairros e principais cidades.
ANGOP