Dundo – A governadora da Lunda-Norte, Filomena Miza, anunciou esta segunda-feira, que no próximo exercício económico, 2025, o governo vai priorizar a implementação do projecto de requalificação da cidade do Dundo, capital da província, com vista a melhoria da sua imagem.
A governante fez este anúncio durante o encontro com as autoridades tradicionais, sublinhando que o projecto que prevê o combate aos focos de lixo, melhoria da iluminação pública, passeios e lancis, entre outros serviços, visa conferir maior qualidade de vida à população.
“Nesta fase da discussão do Orçamento Geral na especialidade, estamos a trabalhar no sentido de retirar do leque de projectos aquelas obras que já estão concluídas a 100 por cento e que por algum engano foram novamente inscritos, para que os valores sejam investidos na materialização do programa de requalificação da cidade do Dundo”, frisou.
Sem avançar a previsão orçamental, Filomena Miza reconheceu “que a cidade do Dundo está com um mau aspecto e carece de uma intervenção urgente para mudar a sua imagem, visando a atracção de quadros, investimentos e a promoção do turismo”.
Por outro lado, apelou as autoridades tradicionais no sentido de ajudarem as autoridades no combate à imigração ilegal, garimpo de diamantes e contrabando de combustível, sensibilizando a população a denunciar, para facilitar a intervenção dos órgãos de defesa e segurança.
Exortou igualmente a necessidade das autoridades tradicionais trabalharem no resgate dos hábitos e costumes do povo lunda tchokwe, com realce para aqueles que estão em vias de extinção.
ANGOP