Governo do Huambo prevê construir 32 novas escolas em 2025

Huambo – O Governo da província do Huambo prevê construir, em 2025, 32 novas escolas, para absorver as crianças que se encontram fora do sistema de ensino/aprendizagem, informou, esta segunda-feira, o governador provincial, Pereira Alfredo.

Ao discursar na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, disse que estas escolas vão gerar 266 novas salas de aula e poderão, também, melhorar o ensino das crianças que se encontram a estudar em condições precárias.

O sector da Educação na província do Huambo matriculou, no ano lectivo 2024/2025, 943 mil alunos em todos os subsistemas, que estudam em 10 mil 586 salas de aula, que perfazem mais de 900 escolas.

De igual modo, continuou, prevê-se, ainda, a construção e a conclusão de 18 unidades sanitárias, que vão ser colocadas, de forma progressiva, a favor das comunidades.

Esta região do Planalto Central do país conta com 275 unidades sanitárias, entre hospitais de referência, centros e postos de saúde.

Segundo o governante, prestar-se-á maior atenção aos aspectos que promovam o desenvolvimento social e económico, como a agricultura, reabilitação e construção das vias de comunicação, melhoria da rede de transporte, entre outros domínios, para além da atracção do investimento privado, com foco no bem-estar dos cidadãos.

Sinalizou que, das acções gizadas, algumas já estão em curso, nomeadamente a reabilitação da estrada nacional 354, no troço Cuima/Cusse, que poderá ser concluído em 2025, para além do troço do desvio do Gove/Chipindo, cujas condições estão criadas para a execução dos trabalhos.

Ainda no domínio das vias de comunicação, adiantou que já foi aprovada a inscrição no Orçamento Geral do Estado (OGE -2025) a nova circular do Huambo, com cerca de 50 quilómetros de estrada, que vai desviar o tráfego no casco urbano da cidade.

A esperança, conforme o governador, é que no próximo exercício económico se efective o grande projecto das infra-estruturas integradas da cidade do Huambo, que são muito aguardadas a algum tempo pela população.

Pereira Alfredo disse estar, igualmente, previsto o início da reabilitação dos institutos do ramo agrário e dos centros de investigação, cujo processo se encontra em bom caminho, com o objectivo de juntar o binómio formação e produção, como factores cruciais para o desenvolvimento desta região do país.

Concluídos 211 projectos do PIIM

Informou que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província do Huambo tem inscrito 305 projectos, dos quais 289 são elegíveis, sendo que 211 foram concluídos e já estão ao serviço das comunidades.

Referiu que a preocupação é com, aproximadamente, 24 projectos e acções que aguardam pela conclusão, daí que um esforço será desenvolvido em 2025, para que sejam concluídas e estejam à disposição da população.

Plano de Emergência

Pereira Alfredo lembrou que decorre, neste momento, as empreitadas do Plano de Emergência que visa a recuperação da malha rodoviária nas cidades da Caála e do Huambo, assim como a vila do Bailundo, para, posteriormente, seguir-se com os trabalhos em outras vilas municipais.

Disse serem acções agrupadas em eixos fundamentais, nomeadamente o ambiente (jardins e mobiliário urbano), iluminação pública, infra-estruturas, melhoria do saneamento básico, entre outras, que terão o seu término ao longo do primeiro trimestre de 2025.

Esta província, com uma extensão territorial de 35 mil 771 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em mais de dois milhões 800 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.

A partir de Janeiro de 2025 deixará de ter 11 municípios e passará a contar 17 municipalidades, no âmbito da Nova Divisão Político-Administrativa, que resultou na elevação a esta categoria das comunas do Alto-Hama, Bimbe, Chilata, Cuima, Galanga e Samboto.

ANGOP

Compartilhe:

Construção da circular de Benguela inicia em 2025
Chuva deixa rasto de destruição em Mbanza Kongo

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed