Luena – Um projecto de preservação do meio ambiente denominado “plástico Zero” foi, esta sexta-feira, lançado pelo Governo do Moxico, com vista a proibir o uso de sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais, soube a ANGOP.
O projecto do governo do Moxico visa reforçar a consciencialização da protecção do meio ambiente, recolha de resíduos sólidos e a redução do uso de sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais.
Segundo o director do Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários, Castilho Boa, a campanha prevê trabalhar com os operadores económicos, com vista a redução da concessão de sacos plásticos aos clientes nas transacções comerciais.
De acordo com o responsável, as padarias e outros estabelecimentos serão incentivadas a descontinuar a entrega de sacos plásticos, para se evitar a sua exposição no meio ambiente.
Para eficácia desta iniciativa, disse que está prevista a realização de campanhas de sensibilização porta – a -porta, promoção periódica de debates radiofónicos e palestras nos bairros urbanos e periféricos em todos municípios.
“Precisamos do envolvimento de todos no combate a má utilização dos resíduos”.
Garantiu que as administrações municipais e as empresas do sector estão engajadas no processo, com vista à utilização adequada dos resíduos sólidos.
A educação ambiental é um dos compromissos assumido pelo Governo, enquadrando-se no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, visando a reciclagem, a promoção da economia circular e a protecção da biodiversidade, incluindo a fauna e a flora.
ANGOP