Uíge – O governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, anunciou a instalação, até ao final deste ano, de internet e sistema de gestão escolar em 100 estabelecimentos de ensino desta região do país.
Actualmente, a província do Uíge conta com 24 escolas com sistema de gestão e internet, assim como está em curso a instalação desses sistemas em outras 47 instituições do ensino geral.
A implementação desses sistemas torna as escolas digitalizadas, reduz o tempo de trabalho, assim como contribui para a província estar mais voltada às Tecnologias de Informação e Comunicação.
Em entrevista à Rádio Nacional de Angola no Uíge, esta quinta-feira, o governante disse que a outra aposta consiste na redução do rácio aluno e professor nas salas de aula, com a construção de mais estabelecimentos escolares.
A título de exemplo, informou que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) permitiu, até à presente data, a construção de 43 novas escolas. Falou também do programa de financiamento espanhol, que prevê a construção de 15 escolas.
Neste sentido, já foram construídas cinco escolas nos municípios do Uíge (2), Quimbele, Songo e Maquela do Zombo das 15 previstas.
A intenção é que as escolas em falta sejam vocacionadas para o ensino técnico, a fim de formar os jovens em construção civil, mecânica, electricidade e outros cursos.
Relativamente ao ensino superior, disse que a aposta consiste na implementação do curso de Medicina na Universidade Kimpa Vita que vai ajudar a reduzir o défice de médicos na região.
Quanto ao Centro Tecnológico do Uíge, o governante falou que o desafio consiste na expansão desse serviço nos municípios do Negage e Maquela do Zombo, justificando que o objectivo é formar muitos jovens, a fim de se tornarem empreendedores.
ANGOP