Grupo Modern quer investir na produção de açúcar

Luanda – O presidente do grupo Modern, um conglomerado ugandês, Ashish Monpara, manifestou esta quarta-feira, em Luanda, o interesse em investir na produção de açúcar no país, com um projecto inicial de 400 milhões de dólares.

Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, o empresário do Grupo Modern afirmou ser objectivo implantar uma fábrica no território nacional, aliando a matéria-prima, para evitar dependências, e contribuir na redução de custos com a importação deste produto.

Em relação à capacidade da futura instituição fabril, Ashish Monpara disse prever-se 10 mil toneladas por dia de trituração (extracção do caldo), o que equivale, em média, uma tonelada de açúcar bruto por dia.

O Grupo Modern é composto por mais de cinco empresas que operam em diversos sectores. Além da indústria açucareira, tem cerâmica, produção de perfis de alumínio, fertilizantes orgânicos, gás e energia.

No Uganda, o grupo tem duas fábricas de processamento de açúcar, nomeadamente, “Sugar & Allied Industries Limited” e “Kidera Sugar Limited”.

O Executivo angolano tem envidado esforços para impulsionar a produção de açúcar, promovendo iniciativas que incentivam o investimento em sectores estratégicos, como a agricultura e a indústria transformadora.

Recentemente, a multinacional Coca-Cola manifestou interesse em aumentar a incorporação de matéria-prima nacional nos seus produtos, estando disponível para adquirir o açúcar produzido em Angola e distribuí-lo às suas unidades fabris no continente africano.

O país produz, actualmente, 40% das necessidades de açúcar, o que leva a gastar mensalmente com a importação cerca de 20 milhões de dólares.

ANGOP

Compartilhe:

Futebol: Angola no Pote 1 do CAN em Sub-17

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed