(Reuters) – O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, disse que ficará até o fim de seu contrato com os campeões da Premier League, mesmo que fossem rebaixados, um dia depois de ter assinado uma extensão de dois anos em seu contrato que o manterá no clube até 2027.
Guardiola, que se juntou ao City em 2016, conquistou 18 troféus com o clube, incluindo seis títulos da Premier League e a primeira Liga dos Campeões da história da equipe.
No entanto, o City está envolvido em uma audiência sobre supostas violações das regras de fair play financeiro da liga, o que pode fazer com que o clube sofra deduções de pontos, multa e rebaixamento se for considerado culpado.
Guardiola sempre defendeu o City, dizendo que confia nos proprietários, e o espanhol disse que o rebaixamento não o levaria a deixar o clube.
“Eu disse há seis meses, quando todos os clubes nos acusaram de ter feito algo errado, o que aconteceria se fôssemos rebaixados — eu estarei aqui”, disse Guardiola aos repórteres antes do jogo de sábado em casa contra o Tottenham Hotspur.
“No próximo ano, se estivermos na Conferência, subiremos para a Premier League. Eu sabia disso na época e sinto isso agora.”
Guardiola disse que havia acertado um novo contrato em “apenas duas horas” e, quando perguntado por que havia assinado uma prorrogação de dois anos, brincou dizendo que era porque gostava do clima de Manchester.
“É uma boa pergunta. Eu não quero que na próxima temporada, em setembro, outubro, novembro, ‘É o último ano de Pep’. Não quero estar nessa posição”, acrescentou.
“Gostaria de ficar por dois anos, mas sei que se os resultados não forem bons, não serão dois anos.”
Guardiola perdeu quatro partidas seguidas pela primeira vez em sua carreira de técnico, antes do intervalo para as partidas de seleções, mas deixou isso de lado dizendo que o clube também é o único a ganhar quatro títulos da liga consecutivos.
“Quando você está aqui há oito ou nove anos, você vive todos os cenários e situações. Você é capaz de perder quatro jogos seguidos. Ao mesmo tempo, você pode ganhar quatro Premier Leagues seguidas”, disse ele.
“A diferença é que a maioria das equipes pode perder quatro jogos seguidos em diferentes competições, mas apenas uma equipe venceu quatro Premier Leagues seguidas. Os dois lados da moeda podem acontecer.”
Mas com o vencedor da Bola de Ouro Rodri afastado por potencialmente o resto da temporada, Guardiola sofreu outro golpe com o meio-campista croata Mateo Kovacic, que sofreu uma lesão com a seleção de seu país.
“Vai demorar um pouco, três semanas ou um mês, mais ou menos”, disse Guardiola.
Ruben Dias continua afastado, enquanto John Stones e Manuel Akanji voltaram a treinar. Nathan Ake também deve retornar aos treinos.
(Reportagem de Rohith Nair, em Bengaluru)