Guterres quer evitar o retomar das hostilidades em Gaza

Adis Abeba, (Lusa) – O secretário-geral das Nações Unidas, disse hoje que “todos os olhos estão postos em Gaza”, sublinhando que deve ser evitado “a todo o custo” um retomar das hostilidades.

“O povo palestiniano já sofreu demais”, sublinhou António Guterres, pedindo ações para um cessar fogo permanente e libertação de todos os reféns, durante o seu discurso de abertura da 38.ª cimeira da União Africana, que reúne em Adis Abeba, capital da Etiópia chefes de Estado e do governo dos 50 países que integram esta organização.

O secretário-geral da ONU afirmou que a paz no Médio Oriente “é possível” e começa com um avanço “tangível, irreversível e permanente” na direção dos dois estados – Israel e Palestina – vivendo lado a lado em paz e segurança.

Guterres congratulou também João Lourenço, Presidente de Angola, que assume pela primeira vez a presidência rotativa da União Africana e assinalou que a parceria entre Nações Unidas e União Africana está “mais forte do que nunca”.

Evocou também o legado do colonialismo e da escravatura cujos impactos negativos continuam a ser profundos sobre os povos africanos até hoje, sublinhando que a independência política não libertou os países das suas estruturas baseadas na exploração e décadas de subinvestimento económico, social e institucional.

Considerou também que África continua a sofrer da injustiça de estar sob domínio colonial quando o sistema multilateral foi criado dando como exemplo o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Não há desculpa para que África ainda não tenha representação permanente no século 21”, vincou, considerando essencial corrigir estas injustiças.

RCR // EA

Lusa/fim

Compartilhe:

PR angolano promete colocar experiência ao serviço da paz na União Africana
Oxford Economics revê inflação em Angola em alta para 20% este ano

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed