Moçâmedes- Mais de quarenta pacientes com tuberculose pulmonar e extra-pulmonar, internados no hospital Sanatório do Namibe beneficiaram, domingo, de diversos bens alimentares, doados pelo gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana.
A doação, composta por arroz, fuba de milho, feijão, massa alimentar, óleo vegetal e meios de limpeza, detergentes, esteve inserida nas celebrações do dia do sector dos transportes, assinalado sábado último (dia 23 de Novembro).
Na cerimónia de entrega dos bens alimentares, a governadora em exercício do Namibe, Ema da Silva, reafirmou o compromisso do Executivo com os sectores da saúde e educação e apelou a participação de todos para o desenvolvimento das referidas áreas.
A directora clinica do hospital sanatório do Namibe, Zinaida Felix fez saber que foram registados, no presente trimestre, 100 casos por mês de tuberculose pulmonar e extra-pulmonar.
A responsável apontou como causas de mortes o abandono de tratamento por parte dos pacientes, excesso de tratamento tradicional e doenças associadas, como cardiovascular, diabetes, hiv/sida.
No âmbito das comemorações do dia do sector dos transportes foram desenvolvidos acções de carácter técnico e social, bem como a mobilização de recursos junto de parceiros para aquisição de bens alimentares para doação.
O hospital sanatório tem a capacidade de 120 camas.
ANGOP