Moçâmedes – O sector da hotelaria e turismo na província do Namibe garantiu, em 2024, três mil e 626 empregos directos, informou, esta segunda-feira, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo e Ambiente, Pedro Hangula.
Em declarações à ANGOP, o responsável informou que a província conta com 251 unidades de apoio à actividade turística, sendo 38 restaurantes, três hotéis, sete pensões residenciais, oito aldeamentos turísticos, seis agências de viagem e turismo e 23 hospedarias.
Pedro Hangula disse que ainda este mês será reinaugurado o Hotel Moçâmedes e, no primeiro semestre, o Parque de Campismo, bem como a entrada em funcionamento de um novo Risort.
Adiantou que a província tem catalogado 167 guias de turismo, sendo 54 cadastrados e legalizados.
“O número de guias legalizados é insuficiente, causando algum transtorno no fomento do turismo, tendo em conta a avalanche de solicitações de guias que a província recebe, especialmente nos fins-de-semana e prolongados”, acrescentou.
De acordo com a fonte, 31 guias de Turismo Cultural foram capacitados em 2024 e mais de 70 beneficiarão da mesma formação no presente ano.
Dez mil e 30 turistas nacionais e estrangeiros visitaram a província do Namibe em 2024 contra os oito mil e 766 de 2023.
As zonas mais visitadas pelos turistas, na sua maioria sul-africanos, namibianos e português, foram o deserto do Namíbe, as Colinas, a Lagoa do Arco, o Parque Nacional do Lona, as praias do Soba e das Mariquitas e as piscinas naturais do Piambo.
ANGOP