Lubango – A demonstração das danças tradicionais dos grupos carnavalescos de infantis e de adultos marcou hoje, sábado, no Lubango, a abertura oficial do programa das comemorações do acto provincial do entrado de 04 de Março, na avenida João Paulo II, edição dos 50 anos da Independência Nacional.
O evento realizado sob o lema: “Com tradição e modernidade, paz e democracia, festejemos o carnaval”, juntou mais de 200 foliões dos conjuntos Povo em Paz, Tuendey Tukaheteke, na classe de infantis, Afro Huíla e União Tundavala, em adultos, dos municípios do Hoque e do Lubango.
Durante o desfile os grupos exaltaram, nas suas danças e canções, os feitos nos 50 anos de independência nacional, reverenciando o processo de paz e de reconciliação nacional.
Falando à ANGOP, no final do evento, o secretário-geral da Cooperativa Cultural da Huíla, Belchior Calueyo, afirmou que o lançamento do carnaval visa contribuir para a diversificação e manutenção da cultura, através dos traços históricos de cada comunidade.
Segundo gremista, essas são as premissas para colocar a Huíla na história do carnaval de Angola, além de seleccionar um grupo carnavalesco que vai representar a província no acto central a ter lugar a 07 de Junho próximo, em Luanda, num denominado carnaval fora de época.
Já o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, em exercício na Huíla, Yuri Monteiro, sublinhou que, por meio desse lançamento, vai-se permitir que haja inovação dos grupos carnavalescos por ocasião do acto provincial.
A Cooperativa Cultural da Huíla, que organiza o carnaval, projectou para este ano, um montante de 52 milhões de kwanzas de orçamento, contra os 19 milhões da edição anterior.
ANGOP