Lubango – Duzentos jovens de vários estratos sociais da região Sul do país participam, de 31 de Janeiro a 03 de Fevereiro deste ano, no Lubango, na primeira edição da “Feira de Jovens Talentosos e Empreendedores” (FEJOTAE), uma iniciativa do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado.
O evento conta com a parceria da Associação Nacional de Jovens Empresários da Huíla (ANJE) e tem como principal objectivo conectar empreendedores da camada juvenil, seus negócios e instituições financeiras, com o fito de promover negócios, fomentar o talento juvenil e impulsionar a diversificação da economia.
Falando hoje, terça-feira, em conferência de imprensa, no Lubango, o coordenador da ANJE/Huíla, Armindo Matos, afirmou que no certame estarão expostos produtos agrícolas, pecuários, da micro-indústria, da tecnologia, da engenharia e da inovação, da cultura, do turismo e de consultoria empresarial.
As inscrições para o evento inédito, segundo o jovem gremista, já decorrem e os dois primeiros dias 40 empreendedores inscreveram-se, de entre eles da Huíla, do Namibe, do Cunene e Cubango.
Reforçou que a feira constitui, igualmente, uma das premissas para a capitalização e a retenção do talento e, com isso, evitar que saiam da região em busca de outras oportunidades de reconhecimento do seu negócio noutras geografias.
Por sua vez, o director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado, Domingos Kalumana, afirmou tratar-se de um evento que permitirá que os jovens tenham a oportunidade de encontrar uma solução de financiamento.
Assinalou que um desses produtos é o “Crédito Jovem”, que vai de cinco milhões a 200 milhões de kwanzas, pelo que o evento serve também para dar a conhecer as suas empresas e o que fazem, estabelecendo conexões entre os vários empreendedores.
ANGOP