Luanda – O atleta juvenil Ildrio António afirmou hoje, em Luanda, ter usado força e técnica suficiente para derrotar Tiano Frau, da África do Sul, e conquistar a medalha de ouro na estreia do Campeonato Africano de MMA.
A decorrer no Pavilhão Multiusos do Kilamba, na capital angolana, Ildrio derrotou o seu oponente na categoria de juvenis (-44 kg), após concluir uma técnica de sucessivos golpes, deixando-o ao chão.
Em declarações à ANGOP admitiu ter sido um combate difícil porquanto foi obrigado a acções defensivas para contrariar os golpes do seu adversário e evitar quaisquer danos que lhe permitissem superar sua pontuação.
O praticante das Artes Marciais Mistas há um ano disse que foi incentivado pelo seu mestre de Jiu-Jitsu a aderir ao MMA.
O estreante pela selecção nacional, garantiu que, apesar de praticar o estilo amador, seu objectivo fundamental é tornar-se um atleta profissional e internacional.
Além de Ildrio António, conquistaram medalhas de ouro, Gizela Luna (-52 kg), Rafael Ngombe (-37 kg), Azair Aurélio (-44 kg), Cláudio Fontoura (57 kg) e Teresa de Jesus (48 kg).
Venceram, igualmente, Emanuel Nelembe (-48 kg), Fernanda Sebastião (67 kg) e Dário de Sousa (52kg).
Obtiveram a prata Mónica Cardoso (-52), Vidi Afonso (-37 kg), Domingos Manuel (-52 kg), Víctor Fernando (-44 kg), Diniz Bravo (-72 kg), Albertina N’tyamba (67 kg), Alexandrina Neto (48 kg) e Tiano Frau (-44 kg), da África do Sul.
No geral, Angola conquistou 18 medalhas no primeiro dia de competição, na prova que se insere na festa dos 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.
O evento conta com a participação de 11 países, nomeadamente, a Nigéria, República Democrática do Congo, Namíbia, Zimbabwe, Argélia, Ilhas Maurícias, Camarões, Zâmbia, Congo Brazzaville, África do Sul e Angola (anfitrião).
ANGOP