Cuito – A província do Bié contará, dentro de três meses, com o projecto “ilumina Angola”, da empresa chinesa de tecnologia Huawei, que visa promover a inclusão tecnológica e o acesso a serviços essenciais, sobretudo nas zonas rurais.
Este projecto (Ilumina Angola), faz parte da responsabilidade social da referida empresa, que tem como principal objectivo levar a digitalização e a conectividade a regiões rurais e remotas do país.
A garantia foi dada pelo presidente do Conselho de Administração da HUAWEI Angola, António Hou, que falava, nesta segunda-feira, durante uma audiência concedida pela governadora provincial, Celeste Adolfo.
António Hou fez saber que o “ilumina Angola” prevê efectuar nesta região do centro do país a doação de pacotes tecnológicos de energia e internet em localidades com baixo índice de desenvolvimento, apoiar a agricultura familiar, com o uso da tecnologia, e a protecção da nascente do Rio Kwanza, para a promoção do turismo.
Avançou que o projecto será através da montagem de antenas de telecomunicações e de centro fotovoltaico.
Sem avançar o valor do investimento, o responsável sublinhou apenas que o próximo passo será a realização de visitas de constatação em pelo menos três localidades, para o arranque do projecto, dentro de três meses.
O mesmo já foi implementado na província do Cuanza Norte, na localidade de Maria Teresa.
Já a governadora Celeste Adolfo manifestou-se satisfeita pela escolha da província do Bié para beneficiar de um projecto que vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico das localidades.
ANGOP