Brasília, (Lusa) – Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas na segunda-feira num incêndio numa plataforma petrolífera offshore da Petrobras situada a 130 quilómetros da costa brasileira, indicou a empresa.
Um dos trabalhadores caiu ao mar durante o incêndio na plataforma petrolífera e foi resgatado por um barco, com queimaduras leves na mão e na cabeça, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense.
Os catorze trabalhadores feridos foram levados para o hospital, enquanto a companhia petrolífera brasileira ordenou a retirada de todos os trabalhadores não essenciais da plataforma, que contava com 176 pessoas.
Segundo o sindicato, o incêndio foi controlado após cerca de quatro horas de luta contra as chamas, que obrigaram ao corte do fluxo de gás extraído pela plataforma.
A plataforma PCH-1 está localizada na bacia marítima de Campos, no Oceano Atlântico, a cerca de 130 quilómetros da cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro.
A Petrobras informou, em nota, que vai criar uma comissão para investigar as causas do acidente.
O sindicato disse que relacionou o incêndio à “falta de investimentos na manutenção e integridade das plataformas da Bacia de Campos”.
“Os acidentes, que se estão a tornar recorrentes, são o resultado direto de anos de negligência por parte dos governos anteriores, que abandonaram as políticas de segurança e integridade das unidades marítimas, levando ao desmantelamento das instalações”, afirmou o sindicato em comunicado
MIM // RBF
Lusa/Fim