Bombeiros colocaram sob controle um grande incêndio florestal na Ilha da Madeira, em Portugal, que já estava queimando há 11 dias, mas autoridades disseram neste domingo que permanecem no local para evitar que o fogo volte a crescer.
O incêndio, que começou em 14 de agosto, queimou mais de 5 mil hectares de vegetação, principalmente em áreas montanhosas onde as encostas são íngremes e o acesso é muitas vezes difícil.
“O fogo já foi controlado, mas ainda não pode ser considerado extinto, por isso as equipes permanecerão vigilantes no local para evitarem possíveis reacendimentos”, disse o comandante regional da defesa civil, Antonio Nunes, à agência de notícias Lusa.
As tentativas de combater as chamas foram prejudicadas pelas condições climáticas adversas, incluindo altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade.
As autoridades da União Europeia forneceram dois aviões Canadair para ajudar a controlar o incêndio. O governo regional disse que não houve feridos, nenhuma casa foi incendiada e nenhuma infraestrutura essencial foi destruída.
A Ilha da Madeira é uma região autônoma de Portugal com cerca de 250 mil habitantes e é um destino turístico popular.
Por:Lusa