Incentivo ao turismo sustentável entre as prioridades do Cunene

Ondjiva – O director do gabinete da Cultura e Turismo na província do Cunene, Isidro Ndahepele, apontou, esta segunda-feira, o incentivo ao turismo sustentável como uma das prioridades das autoridades locais, tendo em conta a posição estratégica e as potencialidades turísticas desta localidade.

Ao intervir no seminário sob o lema “O alcance da paz e o seu impacto no incentivo ao turismo como factor de desenvolvimento económico em Angola”, dirigida aos operadores do turismo, hoteleiros e agentes culturais, recordou que a província tem uma posição geográfica estratégica privilegiada no contexto nacional, por ser marcada pela vizinhança dos países da SADC e um corredor rodoviário internacional, com acesso à região centro e norte do país.

Isidro Ndahepele ressaltou que Cunene dispõe de paisagens deslumbrantes, fauna, mosaico cultural e diversidade gastronómica ímpar, suportado por quatro grupos étnicos, como khoisans, ovawambo, nyaneka-humbe e hereros, recursos a serem explorados.

Referiu que esse potencial necessita de projecção internacional que deve ser feita pelos operadores do sector.

Por outro lado, considerou a paz como um factor essencial para o desenvolvimento da cultura e do turismo, contribuindo na segurança, preservação do património, desenvolvimento económico e promoção da diversidade cultural.

Lembrou que a paz possibilitou a reconstrução, livre circulação de pessoas e bens e a implementação de uma série de projectos e políticas públicas, visando à diversificação da economia e criação de condições sociais para a população.

Realçou que o Executivo angolano tem implementado diversas iniciativas para impulsionar o sector como factor de crescimento económico, permitindo a criação de um ambiente de negócio favorável capaz de atrair o investimento para alavancar o turismo no país.

Apontou os investimentos em infra-estruturas, a promoção do turismo, desenvolvimento do ecoturismo, facilitação de visto, aprovação do Plano Nacional de Fomento ao Turismo, Aviso nº 9 do BNA e a assinatura de acordo entre Angola e a ONU turismo como incentivos para desenvolver este sector.

Enquadrado na jornada do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, o seminário sobre o impacto do fomento do turismo teve como objectivo capacitar e treinar os operadores de ferramentas necessárias que contribuam para o desenvolvimento da mão-de-obra local, capaz de prestar melhores serviços e fortalecer a imagem turística.

ANGOP

Compartilhe:

Apple despachou da Índia US$2 bi em iPhones para evitar tarifas
Leilão de gado arrecada cerca de 50 milhões de kwanzas

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed