(Reuters) – O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden foi diagnosticado com uma “forma agressiva” de câncer de próstata com metástase óssea, e ele e sua família estão analisando as opções de tratamento com os médicos, disse seu escritório em um comunicado no domingo.
Joe Biden foi diagnosticado com câncer na sexta-feira depois de apresentar sintomas urinários, disse o comunicado.
“Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, disse seu escritório.
O mandato de Biden como presidente dos Estados Unidos terminou em 20 de janeiro, quando Donald Trump tomou posse.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Biden, que foi presidente de 2021 a 2025, encerrou abruptamente sua candidatura à reeleição em julho passado, semanas depois que um desempenho hesitante durante um debate contra o candidato republicano Donald Trump gerou pânico entre seus colegas democratas. A vice-presidente Kamala Harris assumiu o cargo de candidata do partido, mas perdeu em novembro para Trump.
A saúde física e a acuidade mental de Biden atraíram intenso escrutínio da mídia mesmo antes do debate. Na época de sua eleição, Biden era a pessoa mais velha a ganhar a presidência.
Trump, com 78 anos, quebrou esse recorde quando derrotou Harris no ano passado.
Alguns democratas proeminentes reconheceram recentemente que foi um erro apresentar Biden como o candidato, dadas as preocupações generalizadas entre os eleitores sobre sua idade.
Muito antes do debate, as pesquisas da Reuters/Ipsos mostraram que a maioria dos americanos, incluindo a maioria dos democratas, acreditava que Biden era velho demais para exercer um segundo mandato.
“Foi um erro os democratas não terem ouvido os eleitores antes”, disse o senador democrata Chris Murphy ao programa “Meet the Press” da NBC News na manhã de domingo, antes do anúncio do diagnóstico de Biden.
Biden perdeu um filho, Beau Biden, em 2015 devido a um câncer no cérebro.
Em 2022, Biden reviveu um programa da era Barack Obama conhecido como Cancer Moonshot, buscando reduzir a taxa de mortalidade por câncer em pelo menos 50% em 25 anos.