Líderes de direitos civis se mobilizam antes de posse de Trump no dia de Martin Luther King

(Reuters) – Enquanto os Estados Unidos se preparam para homenagear o legado e a luta por igualdade de Martin Luther King Jr., líderes de direitos civis estão organizando esforços para enfrentar as políticas esperadas do presidente eleito Donald Trump que eles acreditam que enfraquecerão décadas de progresso.

Deportações em massa e o desmantelamento de iniciativas e programas de diversidade se tornaram uma prioridade da agenda do Partido Republicano.

Trump afirmou que planeja desafiar políticas destinadas a melhorar a diversidade em empresas e universidades quando for empossado, atacando com frequência o que chama de cultura “woke”, um termo para pessoas focadas em justiça racial e social, mas que é usado pelos conservadores para depreciar políticas progressistas.

Ativistas e organizações estão realizando comícios até o dia de Martin Luther King, na segunda-feira, e convocando reuniões com parlamentares estaduais para traçar estratégias sobre como proteger políticas e evitar cortes de financiamento para programas sociais, que em grande parte ajudam comunidades negras e latinas.

Eles também planejam contestações contra corporações que reduziram ou eliminaram iniciativas de diversidade.

“Nossa preocupação e nossa ênfase serão os anúncios de suas políticas”, disse Marc Morial, presidente da National Urban League. “Vamos resistir e nos opor”.

Com o Senado e a Câmara controlados pelos republicanos, Trump tem poder para implementar políticas desde o primeiro dia de seu mandato.

No entanto, especialistas afirmam que algumas das suas ações podem ser submetidas a contestações legais e constitucionais porque não podem se sobrepor a leis aprovadas pelo Congresso e exigem o cumprimento de decisões judiciais.

Compartilhe:

Chefe do Hezbollah diz que acordo de cessar-fogo em Gaza mostra “persistência da resistência” contra Israel
Joe Biden encerra mandato e coleciona histórica série de derrotas na Suprema Corte dos EUA

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed