Viana – A província de Luanda começou, segunda-feira, a distribuir os tablets e outro equipamento aos mais de 13 mil recenseadores formados para o Censo Geral da População e Habitação 2024.
O facto foi revelado nesse mesmo dia, em Viana, pelo governador provincial de Luanda, Manuel Homem, no final de uma jornada de constatação das acções preparativas para a actividade, cujo arranque está agendado para quinta-feira, frisando que tal já ocorre nos municípios de Luanda, Icolo e Bengo e Quiçama.
Segundo o também coordenador provincial do Censo, nesse mesmo dia ficou de redobrada e estendida a distribuição deste material a outros municípios, o que demonstra o grau de organização e preparação da província para a empreitada.
O governante acrescentou que o asseguramento do material e dos agentes está igualmente garantido, assim como a sua transportação para as localidades mais distantes das zonas urbanas.
Apelando ao espírito de resiliência dos envolvidos, Manuel Homem disse que os constrangimentos de ordem logística e contratual que têm estado a surgir estão a ser acompanhados por uma equipa técnica, para que sejam ultrapassados à nascença.
Na sua jornada de trabalho, Manuel Homem inteirou-se dos pontos de preparação dos municípios de Luanda e de Viana, bem como o Gabinete Central do Censo, localizado no Instituto Nacional de Estatística, e constatou níveis animadores de preparação.
Luanda conta com uma população estimada em 10 milhões de habitantes.
ANGOP