Luanda – Mil e seis escolas vão beneficiar, a partir do ano 2025, de equipamentos tecnológicos (computadores e internet) para que os professores possam utilizar, no sentido de facilitar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, a ministra da Educação, Luísa Grilo.
Falando no simpósio internacional sobre avaliação educativa, sob o lema “Mil caminhos, um percurso e múltiplas aprendizagens”, a governante referiu que estão a introduzir a digitalização do sistema de educação.
Segundo Luísa Grilo, o uso da tecnologia no ensino primário angolano ainda é bastante efémero, mas envida esforços no sentido da inversão deste quadro.
Disse que com a implementação da tecnologia nas escolas, os alunos vão manusear os computadores e aumentar os conhecimentos em várias áreas.
“A informática é uma disciplina obrigatória a partir da 7ª classe”, lembrou a ministra, para quem o encontro avalia os indicadores que determinam a qualidade do sistema de educação, no âmbito da evolução educativa.
Realçou o compromisso em explorar e aprofundar a discussão sobre os indicadores da educação, tendo em conta que a avaliação educativa constitui um tema fundamental e urgente para a construção de um sistema de educação e ensino.
O simpósio é um espaço de reflexão sobre o papel que a avaliação externa desempenha na formulação de políticas públicas, seu impacto na aprendizagem dos alunos, desafios enfrentados e viabilidade no contexto angolano, com vista a implementação de um Sistema Nacional de Avaliação.
ANGOP