Cacuaco – A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género em Luanda, Olga André, destacou, esta segunda-feira, o desempenho da mulher rural no combate à fome e à pobreza na capital do país.
Segundo a responsável, que falava no encerramento da “jornada da mulher no meio rural”, no município de Cacuaco, a classe tem estado a consolidar os resultados, fruto da existência de 7 mil e 52 agricultoras entre os 15 mil 330 associados que desenvolvem a actividade em cooperativas na província.
Por seu turno, o presidente da cooperativa agro-pecuária e pesca “Mubela Funda Real”, Manuel Simões, falou das dificuldades enfrentadas pelas camponesas, sobretudo relacionadas à falta de condições para a conservação dos produtos do campo.
Defendeu melhorias das políticas bancárias para a cedência de crédito agrícola às cooperativas.
A jornada da mulher rural decorreu de 01 a 28 deste mês, congregando várias actividades, com realce para palestras sobre literacia financeira, gestão de negócios, transformação de produtos e empoderamento desta franja da sociedade na perspectiva da liderança.
ANGOP