Gambos – Uma manada de pelo menos 20 elefantes está há alguns dias a invadir aldeias do Vale do Chimbolelo, no município dos Gambos, província da Huíla, onde destruiu plantações de milho e de massango.
A denúncia sobre a manada de elefantes é do regedor do Vale do Chimbolelo, zona onde estão instaladas dezenas de fazendas pecuárias, Francisco Tyivando, que relata perdas avultadas nos campos agrícolas ainda não quantificadas, dado que os animais permanecem no perímetro da aldeia.
Admitiu que a migração desses animais tem sido frequente, mas nunca foi em número tão grande, pois a busca por água e comida os leva a invadir aldeias e a destruir a produção da zona ciclicamente afectada pela seca.
O regedor sinalizou que as comunidades estão orientadas a não abater os elefantes, tampouco os enfrentar, mas assinala perdas acumuladas diariamente, sobretudo nas aldeias de Rio d´Areia ao Dongue, pelo que é necessário a intervenção das autoridades para de forma equilibrada solucionar o problema.
Uma fonte da direcção do Ambiente dos Gambos esclareceu que é limítrofe ao Parque Nacional do Bicuar, por isso a segregação imposta por fazendeiros com cercas nas suas propriedades, faz com que as zonas de pastos sejam exíguas e os animais selvagens invadem as aldeias e lavras da população.
ANGOP